Como criar uma startup
Primeiramente, vamos desmistificar o conceito de startup: ela não necessariamente precisa ser uma empresa pontocom, mas precisa possuir duas características fundamentais: ser escalável e repetível.
Escalável: ter a capacidade de crescer em rentabilidade, sem que os custos fixos da atividade aumentem, ou seja, gerar lucro, sem aumentar (muito) os custos para entregar seu produto ou serviço.
Repetível: entregar o mesmo produto/serviço novamente em escala potencialmente ilimitada – tendo-o sempre disponível, independente da demanda.
Se seu modelo de negócio é propício a esse cenário, então se considere um afortunado, e mãos à obra! Racionalize sua estrutura de valor, perceba quais são as demandas existentes, teste o seu público alvo, angarie recursos para colocar sua empresa no “mapa” – existem maneiras interessantes para se fazer isso: busque parceiros através de Crowdfunding (financiamento colaborativo) ou busque um ou mais “investidores anjos”.
Quando o empreendedor faz uma rodada de investimentos através do crowdfunding e tem sucesso, ele pode utilizar este case com um prospecto e angariar investidores anjos (que podem ser outras pessoas ou até mesmo empresas).
O maior desafio para o empreendedor é formatar um plano de negócio viável para sua startup e, com ele, conseguir exprimir resultados financeiros. Muitas empresas possuem grandes ideias, conseguem fundos, colocam em prática, mas não conseguem implementar uma estratégia para trazer retornos e por fim acabam “morrendo”, mesmo fazendo sucesso.
Em meio à crise, alguns empreendedores estão dando muito certo, como é o caso da Beauty Date, aplicativo para agendamento de horários em salões de beleza – que recentemente recebeu um aporte de R$ 28 milhões de um grupo de investidores americanos, e outro grande sucesso foi criado pelo empresário Alexandre Costa, que está no comando de uma das maiores redes de franquias do Brasil, a Cacau Show. Com mais de 1000 lojas, a marca investiu no que chama de “chocolate fino democrático” para dar certo, a startup descobriu um nicho de mercado fantástico e hoje é uma empresa consolidada no mercado.
No mundo, existem inúmeras startups que deram certo – e algumas com presença de brasileiros em suas fundações, como o gigante Facebook e o Instagram.
Se você empreendedor, tem uma ideia, possui o chamado espírito empreendedor, e deseja criar uma startup, seja ela pontocom ou não, seja ela de produto ou serviço, invista na sua ideia, busque casos de sucesso, inúmeras são as empresas que deram certo seguindo essa premissa (escalável e repetível). Utilize do marketing digital para implementar um vínculo com seu público de interesse, busque profissionais capacitados para complementar suas competências, divulgue sua ideia através de cartões de visita e folders, faça um prospecto e mãos à obra!