“Eu tenho um sobrinho que faz isso pra mim de graça”. Quantas vezes você já ouviu isso de um cliente quando falou o preço de um modelo de cartão de visita? Sim, ele estava falando sério, os “sobrinhos” existem, e estão no mercado para atrapalhar a vida de um profissional formado.
O “sobrinho” é aquela pessoa que possui um conhecimento em softwares de criação de arte, e faz o trabalho para amigos e parentes. Após isso ele começa a cobrar pelo trabalho, e é claro, um preço muito mais baixo que o cobrado por um designer.
Esse é o maior problema para o designer, pois na hora de fazer o preço ele calcula tudo, a experiência, conhecimento, anos de faculdade e tempo de realização do material. Já o “sobrinho” cobra apenas pelo tipo de trabalho, por isso, o valor fica mais baixo.
O “sobrinho” prejudica mais aquele designer que é autônomo, e quem adquire o produto está ciente que o trabalho não será profissional. Já uma empresa que se preocupa com a imagem não contrataria quem é apenas amador em um assunto que exige uma formação e experiência no ramo. Só quem conhece a profissão sabe como a área é extensa e exige muito conhecimento.
Se o “sobrinho” prejudica seu trabalho é hora de pensar em uma nova estratégia para não enfrentar esse tipo de concorrente. Pois, um designer profissional sempre terá mais espaço no mercado de trabalho. É preciso fazer com que o cliente venha até você sabendo que terá um material bom e profissional.
A Gráfica Cores criou o personagem “Super Sobrinho”, justamente para trazer essa discussão, de uma forma humorada. Pois, o “sobrinho” sempre irá existir, enquanto existirem pessoas que procurem apenas o preço, ele será referência. O que você precisa ter em mente é que o trabalho de um profissional é muito melhor que de um amador, você deve cobrar o preço justo ao trabalho que produziu.
Personagem Super Sobrinho, criado pela Gráfica Cores.