5 livros que todo designer DEVE ler

Antigamente era comum ouvir que em algumas profissões – geralmente medicina e direito – que você nunca poderia parar de estudar. Normalmente eram aquelas profissões mais concorridas e tradicionais. Mas, hoje em dia, a maioria das atividades profissionais requer muitas e muitas horas de estudo não somente durante a faculdade ou pós-graduações, mas para o resto da vida (ou pelo menos até atingir os louros da aposentadoria).

Para quem trabalha com Design as coisas não são diferentes. É preciso estar sempre se atualizando em tendências e novos conceitos, para sempre oferecer um trabalho melhor para seus clientes! Se você é designer, para ajudá-lo nessa tarefa, a Gráfica Cores separou 5 livros de design que você PRECISA LER. Na verdade, alguns deles não discorrem sobre design em todo o tempo, mas trazem preciosas informações que todo profissional “do ramo” deve saber!

1) A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão (Eva Heller)

Um clássico sobre a significação das cores em nossa linguagem e pensamento, este livro, de Eva Heller (especialista em teoria das cores), aborda a relação entre as cores e nossos sentimentos. Cada capítulo corresponde a uma determinada cor e traz um arsenal de informações sobre ela.

Uma vez que escolher entre uma e outra cor (ou mesmo entre um e outro tom de uma mesma cor) é uma constante na vida de qualquer designer, esse deve ser um livro de cabeceira, para ser consultado sempre que preciso.

2) Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade (Austin Kleon)

Extremamente gostoso de ler, este livro, de Austin Kleon, pode ser um divisor de águas na sua forma de enxergar a criatividade. Com uma linguagem simples e uma série de ilustrações divertidas, o livro traz 10 lições de criatividade. Mais do que simplesmente aprender as lições, certamente o autor levará você a refletir (e certamente querer conversar com outras pessoas) sobre as origens dos tão famosos insights e dos processos criativos.

3) Quanto custa meu design? (André Beltrão)

Essa é uma dica de livro SUPER INDICADA para aqueles que um dia já se perguntaram “afinal, quanto devo cobrar pelo meu trabalho?”. Se você faz parte desse grupo, precisa ler o livro “Quanto custa meu design?”, que traz uma série de ensinamentos valiosos sobre gestão financeira, ensinando principalmente sobre como precificar corretamente seu trabalho e dando dicas gerais para quem deseja iniciar uma carreira de sucesso como designer.

Leia também: Criatividade – descubra como ser mais criativo em 5 passos

4) Decomposição da Forma (Ivens Fontoura )

Considerado um reeducador da maneira como enxergamos as formas, o livro Decomposição da Forma, de Ives Fontoura (1982), permite criar uma nova e ampla visão a respeito da manipulação de formas simples, que podem compor várias outras formas a partir de aspectos físicos, psicológicos e semiológicos. É um dos mais completos materiais para desenvolver a habilidade de criação e leitura de elementos visuais.

5) A história da arte (Ernst Gombrich) 

Um clássico obrigatório não somente para designers, mas para todos os que, direta ou indiretamente, trabalham com Comunicação e Arte. Com uma linguagem simples e descomplicada, Ernst Gombrich consegue trazer o leitor à imersão no mundo da arte, abordando desde as remotas pinturas rupestres da pré-história até a arte contemporânea. Este é, sem dúvidas, outro livro que merece um lugar especial na sua estante!

Além de bons livros, todo designer de sucesso precisa de bons parceiros de negócios. A Gráfica Cores é uma gráfica online que produz materiais impressos por um baixo preço, para que você possa adicionar sua margem de lucro e entregar os produtos diretamente para seu cliente. Clique AQUI  e comece hoje mesmo a aumentar seus lucros com a Gráfica Cores!

5 livros que todo designer deve ler
4.8 (95.56%) 9 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *