Guia – Fazendo sua carteira de clientes
Ter uma carteira de clientes fiéis ao seu negócio não é uma tarefa fácil. O caminho é longo para quem busca ter muitos parceiros na empresa e vender sempre mais. Esse é o objetivo de todo empresário, que seu comércio gere lucro e que os clientes fiquem satisfeitos com os produtos ou serviços que adquiriu. Pensando nisso, a Gráfica Cores separou para você cinco dicas para criar a sua carteira de cliente e mantê-la ativa para a empresa crescer cada dia mais.
Reforce o atendimento
Muitas das parcerias entre cliente e empresa terminam por conta de um atendimento ruim ou falta de interesse dos atendentes, o que gera muitos transtornos aos clientes. Por isso, é preciso que o cliente perceba que quem entrou em contato é seu parceiro e está preocupado em ajudar no que precisar. Investir em um atendimento de qualidade é o primeiro passo para conquistar clientes.
Veja também: Dicas para um bom relacionamento com clientes
Use um CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema desenvolvido para ajudar as empresas a entenderem o perfil dos clientes, organizando as necessidades, os contatos feitos, tendências e também apontando novas oportunidades de negócio. Nesse sistema você pode ver os dados do cliente no momento em que desejar. É um programa muito útil na hora de conhecer ainda mais os clientes.
Invista em relacionamento duradouro
Depois de saber quem são os seus clientes, você precisa reforçar esse relacionamento que criou, para que ele volte ao seu negócio. Quando um cliente se sente especial, ele se torna fiel aquela empresa, assim sempre dará boas referências, e você terá mais um parceiro satisfeito. Faça algo especial para ele, lance produto e informe ao cliente, crie uma campanha de desconto para ele, são várias estratégias que você pode adotar.
Veja também: Como fidelizar clientes
Ofereça soluções e valorize seu produto
A empresa não oferece apenas um produto ou serviço, mas sim, uma solução. Os consumidores investem em respostas para seus problemas ou objetivos e, por isso, o empreendedor precisa ajudar nesse momento, para chegar em uma solução. Sempre sem desvalorizar o seu produto, você precisa encontrar qual o seu diferencial e como o seu produto tem um valor maior que os demais.
Utilize a internet como grande aliada
Hoje, a internet é a grande aliada das empresas. Quem não procura uma resposta no Google antes de fazer uma compra? Ou então analisa para ver se o produto é bom mesmo? São muitas pessoas que pensam dessa maneira. Por isso, você precisa investir em algo que traga retorno, e a internet é uma delas. Então, tenha um site, utilize a equipe de marketing para criar conteúdo, invista em SEO, envie e-mail marketing, esteja nas redes sociais, crie uma estratégia para que você possa encontrar mais clientes e mantê-los sempre perto do seu negócio.
Ter clientes fiéis, que voltem a comprar, que sempre estejam satisfeitos é uma missão difícil para qualquer empresa, mas é necessário. É um relacionamento que gera muitos frutos e seu negócio só tem a ganhar. Siga nossas dicas para criar a sua carteira de cliente e veja como irá aumentar e melhorar muito a satisfação de seus clientes!