Dicas para um bom relacionamento com clientes

O cliente é o ponto chave para que você consiga atingir suas metas e ter um bom rendimento. O primeiro ato que se deve ter ao abrir um negocio é trabalhar para que você e seus funcionários tenham um bom relacionamento com o cliente, mas manter um bom relacionamento com o cliente não é uma tarefa fácil, exige muita paciência, persistência e principalmente planejamento.

                Mas, porque é tão importante ter um bom relacionamento com o cliente? Para responder a essa pergunta vamos partir do principio que você vai a uma loja e tem um excelente atendimento, o seu primeiro impulso será comprar o produto e com certeza quando estiver precisando, vai voltar à loja e se possível indicar a mesma para amigos. Ou seja, um bom atendimento é essencial para satisfação e fidelização do seu cliente. 

                Existe uma serie de dicas e fatores que ajudam a ter um bom relacionamento com seu cliente, a Gráfica Cores separou algumas dicas para você começar a aplicar na sua empresa e alem de angariar novos clientes fieis, irá manter os antigos.

1- Dê as boas-vindas

                 Cumprimente a todos com aquele sorriso no rosto, assim se mostrará agradável e receptível, o que facilita o contato com o cliente. Se possível pergunte o nome do seu cliente e o chame pelo mesmo, isso vai causar um sentimento de importância e atenção.

2 – Atenda de imediato

                Em hipótese alguma o deixe esperando, pode não parecer, mas para quem espera um minuto pode se tornar uma eternidade e ser motivo suficiente para ele sair da loja. Então mesmo que estiver ocupado (a) com outro cliente, peça para a pessoa esperar um momento. Assim, ela fica ciente de que já foi vista e não irá se sentir rejeitada.

 3 – Dê muita atenção ao cliente

                Faça com que ele se sinta bem-vindo, trate-o como único e muito importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.

 4 – Evite termos técnicos

                Evite falar a terminologia técnica dos produtos quando se dirigir ao cliente, você pode confundi-lo e causar constrangimento. Abreviações ou siglas também devem ser evitadas.

                Use expressões simples, pronunciadas de voz moderada e clara. É importante que você tenha muita paciência ao passar informações e se for preciso repita quantas vezes for necessário.

 5 – Fale a verdade

                Passar informações verdadeiras é extremamente importante, mesmo sendo informações desagradáveis, é preferível assumir uma falha, a passar ao cliente a impressão de que esconde alguma coisa ou omite problemas.

 6 – Demonstre simpatia como um bom cartão de visitas.

                A sua imagem corresponde a da empresa, cuide de sua aparência e vestuário. Use palavras cordiais e dê informações corretas.

 7 – Garanta qualidade para seu ambiente de trabalho

                Cuide da limpeza, móveis e objetos de trabalho. Em um ambiente limpo e organizado, todos desempenham melhor suas funções.

                Independente do negócio que deseja abrir faça antes um bom planejamento. Leia livros, consultoria, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias.

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