“Você está muito estressado”, “você vive nervoso”, “você precisa relaxar um pouco”…

Se nos últimos dias você ouviu uma ou mais vezes frases desse tipo, pode ser que esteja sofrendo por estresse no trabalho. Pois é. A correria do dia a dia, aquele job para entregar, clientes para visitar, dezenas de artes gráficas para criar e a cobrança de clientes contribuem para que você, revendedor gráfico, tenha não só o seu desempenho profissional afetado, como também a vida particular e os relacionamentos pessoais.

Você sabia que os itens que mais causam estresse no trabalho são colegas e chefes mal-humorados, ambiente pouco amistoso, excesso de trabalho e prazos curtos?

Uma pesquisa feita pelo IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) mostra que o estresse está relacionado diretamente com esses itens, podendo prejudicar a saúde física e mental, como você pode ver na imagem abaixo:

Causas do estresse no trabalho l Gráfica Cores

Por isso é preciso evitar ao máximo situações estressantes. Mas, como é possível controlar a ansiedade e o estresse no trabalho quando os pedidos de cartões, folders e outros materiais gráficos não param de crescer e os prazos são cada vez mais curtos? Parece difícil dar conta de tudo e ainda se manter totalmente livre de estresse, não é?

Então, dê uma pausa nos seus jobs por alguns minutos e veja como algumas técnicas simples aplicadas ao seu dia a dia podem ajudar a controlar a ansiedade e o estresse no trabalho.

 

1. Identifique os motivos que causam estresse no trabalho

Você se sente tenso, sobrecarregado ou ansioso, mesmo realizando tarefas simples, como a conferência de pedidos ou o envio de um e-mail ao cliente, por exemplo? Esses são sintomas comuns de estresse e isso significa que você precisa relaxar.

Primeiramente, antes mesmo de abrir o Corel Draw, Photoshop ou Illustrator, tente identificar quais são as tarefas que você realiza que mais te deixam estressado. Ao decorrer do dia, a cada tarefa que você realizar, pare e perceba se ela te deixa empolgado ou estressado.

Feito isso, ao final do seu período de trabalho, analise se a causa do estresse está relacionada à tarefa executada ou se é devido a maneira como realizou a tarefa.

Identificando os pontos que te deixam mais tenso, ficará muito mais fácil conseguir controlar sua ansiedade e, consequentemente, o estresse.

 

2. Planeje suas metas e atividades

Parece óbvio dizer que um bom planejamento ajuda na rotina profissional, mas ainda hoje muitos designers e revendedores gráficos se veem perdidos na organização de suas atividades diárias, principalmente quando surgem imprevistos, como quando você recebe a visita de clientes sem agendamento, ou quando seu Corel Draw inventa de travar do nada, fazendo com que a ansiedade e o nervosismo tomem conta, não é mesmo?

Por isso, prefira ter suas tarefas e atividades bem planejadas e organizadas, fazendo com que você nunca se perca nos prazos.  O uso de uma agenda e calendário é indispensável para manter em dia os compromissos. Assim, se surgirem imprevistos, você manterá seu trabalho em dia, conseguindo encaixar os compromissos sem maiores preocupações.

 

3. Estabeleça prioridades

Ao planejar suas atividades você consegue estabelecer quais são as prioridades, o que deve ser feito antes, o que pode esperar e quais prazos tem a cumprir.

Empresários, designers e revendedores que conseguem coordenar e conciliar seus afazeres com organização e estabelecimento de prioridades têm maiores chances de sucesso.

Experimente estabelecer todos os dias ao menos uma atividade como prioridade e deixa as atividades secundárias realmente em segundo plano, realizando-as depois que as prioridades estabelecidas estiverem concluídas.

Com suas prioridades estabelecidas, você verá que sua rotina ficará mais tranquila ao administrar melhor o tempo.

 

4. Tire alguns minutos para relaxar

Estresse: como relaxar l Gráfica Cores

Sabe aqueles dias em que você está tão estressado que ninguém consegue conversar com você, e a única coisa que você ouve é “calma” e “respira fundo”? Acredite: isso pode funcionar!

Técnicas de respiração contribuem para reduzir o estresse e controlar o corpo e a mente, promovendo bem-estar físico e mental.

A técnica de controlar a respiração é amplamente utilizada na prática de exercícios orientais, como a yoga e a meditação, por exemplo, que ganham adeptos no mundo inteiro.

Mesmo no seu local de trabalho é possível relaxar. Basta deixar seu computador em stand by e tirar alguns minutos do dia para praticar.

Um exercício simples de respiração para relaxar é a contagem de 3 em 3.

Inspire lentamente contando até 3. Segure o ar nos pulmões por 3 segundos e depois expire, soltando o ar pelo mesmo tempo. Após soltar todo o ar conte novamente até 3 e reinicie o processo.

Faça esse exercício sempre que sentir ansioso e estressado, inclusive antes mesmo de realizar tarefas que te deixam mais tenso e sobrecarregado. Esse exercício te ajudará a relaxar o corpo e a ficar mais tranquilo!

 

5. Mantenha um estilo de vida saudável

O que você faz fora do horário de trabalho também interfere no seu desempenho profissional. Por isso opte sempre por levar uma vida saudável!

Pratique exercícios

A maioria dos profissionais de Medicina orienta a prática de exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana para uma vida saudável.

O hábito de fazer uma caminhada, pedalar, praticar pilates, yoga ou ir para academia, por exemplo, reduz a ansiedade e sintomas de doenças causadas pelo estresse e ansiedade, como a depressão, por exemplo, além de melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar.

Tenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável também é um hábito que ajuda a ficar mais calmo e a controlar a ansiedade.

Não se engane saindo por aí comendo tudo o que vê pela frente porque está nervoso e ansioso. Isso não vai resolver o problema. Muito pelo contrário: ao fazer isso, você fica ainda mais propenso à ansiedade e ao estresse, enganando seu corpo e ensinando a ele que a tranquilidade vem com atos compulsivos.

Percebeu como as ações mencionadas acima são simples de serem colocadas em prática e que você pode sim adaptar sua vida megacorrida de revendedor gráfico a uma vida saudável, diminuindo o estresse no trabalho?

Não espere a segunda-feira, o mês que vem ou o início do próximo ano para mudar seus hábitos. Comece hoje mesmo a fazer a mudança que seu corpo e sua mente precisam! 😉

 

Essas foram as dicas que a Gráfica Cores trouxe para você hoje.

 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de diversas informações e novidades sobre o mundo gráfico. Até a próxima!

Como controlar o estresse no trabalho?
4.9 (97.14%) 7 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *