Como fazer um relatório

(e garantir aquela promoção)

Te pediram para entregar um relatório profissional e você não sabe como fazer? Para muitas pessoas a palavra “relatório” é sinônimo de dor de cabeça, e pode ser considerado uma das tarefas mais pesadas da rotina, mas não podemos encarar essa situação como um problema.

O relatório pode ser solicitado apenas como uma burocracia para controle de seu trabalho, mas vamos partir do princípio que ele terá alguma importância dentro da sua organização, para planejamento de algum projeto ou do desenvolvimento de um trabalho futuro.

Um relatório deve ser redigido de tal forma que uma pessoa que não presenciou o experimento fique informado.

Independente da finalidade ou do motivo se devem tomar alguns cuidados em sua criação, os relatórios se caracterizam por ter uma linguagem mais formal, sendo necessário ter em mente que ela se trata de um assunto serio que deve ser elaborado de forma clara, objetiva e informativa, sem omitir fatos ou informações importantes e que sejam essenciais para a compreensão do tema.

A Gráfica Cores separou alguns cuidados que devem ser tomados antes de encaminhar o relatório oficial:

  • Seja sucinto e objetivo ao desenvolver um relatório profissional;

  • A ideia sempre deve ser escrita de forma clara;

  • Releia todo o material desenvolvido, analise o projeto antes de elaborar o relatório;

  • Cuidado com detalhes excessivos que não irão contribuir com o objetivo do relatório;

  • Faça uma revisão em todo o relatório antes de ser entregue, preste atenção se não tem erros de ortografia e se existe uma conexão de dados.

  • As referências bibliográficas devem ser apresentadas, no caso de projetos científicos ou acadêmicos, dentro de uma organização não é necessário;

  • Utilize fontes tradicionais como Times New Roman ou Arial. Respeite as margens e o espaçamento.

Um relatório profissional deve ser escrito com total atenção, garanta que foi elaborado com sua melhor conduta e responsabilidade.

Como fazer um relatório
5 (100%) 4 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *