Em todos os momentos somos cobrados no trabalho por um melhor desempenho e que ele seja cada vez mais eficaz com resultados maiores. E assim o medo de não cumprir metas e não atingir os objetivos faz com que as pessoas busquem novos caminhos, que sejam mais seguros e confiáveis.

Tim Brow, CEO da Ideo, compartilhou com o mundo um caminho diferente para alcançar resultados, e colocou a sua empresa entre as dez mais inovadoras do mundo. Ele foi o responsável por popularizar o termo “Design Thinking”, mas afinal o que isso significa?

A tradução do termo significa “pensamento do design”, que busca estabelecer a diferença entre ser um design e pensar como um. É o uso da metodologia de projeto do design aplicado à administração de negócios, podendo ser utilizado por qualquer empresa ou pessoa.

Teve a sua origem no processo de design de produtos, em que os profissionais mapeiam as necessidades atuais e futuras do cliente. A sacada do Design Thinking seria olhar além do convencional para o inusitado, do atual para o provável, o que implica na possibilidade de descobrir o nunca imaginado antes. É um método prático-criativo que descobre problemas e cria soluções na hora de atender as necessidades dos clientes.

Com certeza é um método inovador que possibilita pensar diferente, focado em soluções, em vez de começar com análise das causas de um problema.

Resumindo, o que diferencia este método, de um método científico é que este primeiro define todos os parâmetros do problema para definição de um objetivo, já o Design Thinking começa o processo de solução de um problema de forma a definir parâmetros para otimizar a busca de um objetivo; a solução torna-se o ponto de partida.

Para aplicar essa metodologia na prática, trabalhamos com três principais etapas: imersão, ideação e prototipação.

A imersão é a primeira fase do processo, é o momento em que a equipe do projeto identifica e se aproxima do problema, tanto do ponto de vista da empresa (o cliente), quanto do usuário final (o cliente do cliente). Nessa etapa se identifica o entendimento inicial do desafio e a necessidade e oportunidade que guiarão a geração de soluções na fase seguinte.

Ideação, a segunda fase é a geração de tempestade de ideias (o famoso brainstorming), a equipe deve estimular a criatividade para gerar soluções. O ideal para essa fase é que se trabalhe com pessoas de diversas áreas, que agregarão maneiras diferentes de pensar e agir. O trabalho colaborativo atua como fonte de valorização das pessoas.

A terceira e última etapa é a prototipação, que são simulações de ideias, na qual identificamos os pontos fortes e fracos do projeto. A experimentação é uma etapa fundamental para nos aproximarmos dos conceitos que foram explorados, tornando os esboços em ideias tangíveis.

Então através do Design Thinking descobrimos que quando todos estão envolvidos no processo, há um sentimento geral de participação e quando são compreendidos, os funcionários passam a dar valor ao lema: “Pensamento do Design”.

Ficou interessado? Aprofunde seus conhecimentos sobre o tema e aplique este método aos seus negócios!

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