Começando agora a trabalhar como freelancer em artes gráficas? Está correndo atrás de clientes, certo? Então a Gráfica Cores te ajuda! Da só uma olhada nas 8 dicas para construir a primeira carteira de clientes e conquistar muito mais.

Organize seu material

Pegue tudo o que você fez, junte todas as informações e organize os dados. Prepare um portfólio legal, faça uma versão impressa e outra versão digital. Poste trabalhos superinteressantes nas redes sociais, é um bom caminho a ser seguido.

Escolha um nicho específico

Você pode fazer de tudo um pouco, mas precisa ter um foco principal. Escolha o que você faz de melhor e utilize o máximo de tempo nesse tipo de projeto. Dedique-se!

Estude Muito Mais

Evolução é uma constante! Você precisa estar sempre atualizado e estudar muito mais faz parte desse processo. Não perca chances de aprender.

Trabalhe como for possível

Se você ainda não tem clientes dispostos a pagar, produza conteúdos, mesmo que sem receber dinheiro, apenas para construir seu portfólio e atrair possíveis clientes. Quando for apresentar um projeto, o interesse não será no valor que você ganhou para fazê-lo, e sim em sua total qualidade.

Procure e vá atrás de clientes

É preciso ação! Você deve correr atrás do que quer, certo? Então nada de ficar sentado no sofá maratonando série o dia inteiro. Liste quem são os possíveis clientes e mãos à obra. Mandar mensagem no face é um caminho, mas nada de ficar triste se não receber uma resposta. Você ainda tem outros meios disponíveis para um primeiro contato, como telefone, e-mail e um endereço para visitar.

Divulgue/Se Mostre

Coloque o seu trabalho como foco principal: utilize os diversos meios digitais para isso. Participar de concursos de arte, frequentar eventos e fazer parte do ambiente também ajudam bastante.

Atenção na web

Você vai encontrar muitos sites que te conectam com possíveis clientes, pesquise muito bem dentro do nicho que você definiu lá em cima, e busque resultados.

Faça Networking

O mais importante de tudo isso é: se misture. Ficar em um casulo não vai te ajudar. Saia, participe de meetings, palestras, convenções, eventos e busque muitos contatos. Você, enquanto freelancer, precisa de uma boa rede de networking para voar e alcançar seus objetivos.

Com essas dicas você tem tudo para dar início em uma excelente carreira!

Freelancer: como fazer a primeira carteira de clientes
5 (100%) 6 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *