Que faculdade faz um designer de games?

Se você se interessa por computadores, games, RPG, cosplay, HQs, livros de ficção científica ou fantasia, e quando pensa em fazer uma faculdade opta por algo voltado à tecnologia, então, com certeza você pode ser considerado um nerd.

Mas ter esse estilo de vida pode ser muito bom para o futuro, pois hoje há várias profissões voltadas para os nerds, os amantes de tecnologia e da ciência. Você pode ser um cientista, programador, designer, trabalhar com TI, entre outras. Uma das profissões que está ganhando o mercado é a de Designer de Games.

Você gosta de jogar vídeo game? Já pensou em passar o dia criando um jogo? Pensou em como seria se você o tivesse criado? É isso que faz um designer de games, ele cria jogos para a diversão das pessoas.

O profissional de games elabora e projeta jogos para computadores, celulares, tablets, entre outros. Ele pensa na história do jogo, na aparência visual e no aspecto funcional. E também em toda a estrutura, como sons, efeitos, define o tema, gênero, cenário, jogadores, regras, desenha personagens, faz a animação e a publicidade.  São muitas funções que o designer de game precisa pensar para desenvolver o jogo.

Quem procura especializar-se nessa área pode fazer faculdades como de designer de game, desenvolvimento de jogos digitais, desenho industrial e design digital. Gostar de jogar já é um bom começo, mas é preciso ter algum conhecimento em informática, matemática, artes, animação e gostar de tecnologia.

Esse profissional irá desenvolver jogos e estes são feitos de regras, conflitos, enredo, personagens, etc. Há toda uma estrutura montada para o game, é preciso conhecimento e muita criatividade. Um requisito para esse profissional é ter habilidade em desenvolver programas para computador, pois são esses programas que controlam os games.

Quem optar por esse ramo pode ter a oportunidade de seguir alguns caminhos, como programador, artista 2D, modelador 3D, game designer, profissional de marketing, administrador de empresas, gerenciador de projetos e profissões similares – como por exemplo,  roteirista, produtor, designer de áudio e tradutor.

No Brasil esse profissional está começando a ganhar o mercado. Segundo um estudo feito pelo instituto Newzoo o país é o 11º maior mercado de receita do mundo, estima que em 2014 o faturamento foi cerca de U$$ 1,28 bilhões. O país está também em 4º lugar no ranking de jogadores do mundo.

Em algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Florianópolis e outras houve um grande aumento na procura de desenvolvedores de jogos. Esse também é um tipo de serviço que pode ser feito a distância. A profissão no Brasil não é tão segmentada quanto em outros lugares, o designer de game pode ser responsável por todas as funções. Em outros países  existe uma hierarquia.

Alguns tipos de jogos estão crescendo no mercado dos games, como jogos educacionais, simulações médicas, simulação de negócios e outros. Com esse grande crescimento na área o que você está esperando para começar a programar o jogo que considera ideal para todos? Pense nisso, talvez seja uma ótima opção para o seu mundo nerd!

Que faculdade faz um designer de games?
4.9 (97.14%) 7 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *