Gamification é a aplicação de elementos e mecânicas de design de jogos em outros contextos, que não sejam os jogos eletrônicos. Ou seja, tudo o que não tiver o jogo como objetivo final.

Tal conceito já foi aplicado fortemente na educação, através de jogos educacionais, e também no entretenimento, na busca de expandir a experiência de um filme, livro ou música.

Um dos grandes usos da Gamificação, como é chamado no Brasil, foi no universo social.

Assista esse vídeo do TED Talks sobre uma grande experiência feita na área.

Mas, o que nós vamos conversar aqui no Blog da Cores é sobre a experiência da Gamificação no mundo do marketing. Para isso, apresentaremos três bons cases de gamificação para você entender melhor o conceito. Da só uma olhada.

·         Nike

Um dos produtos que a Nike tinha um pouco de dificuldade em vender eram os Fuelbands, isto é, braceletes de monitoramento de atividade física. O público considerava o produto de pouca utilidade e caro.

Foi então, que o marketing da companhia lançou um jogo no qual era preciso o uso das Fuelbands para jogar: você baixava um aplicativo no celular e ele se conectava ao bracelete.

Então, os dados da sua atividade física subiam numa tabela, funcionando como atividades de um personagem de um videogame: quanto mais você se exercitava, mais pontos fazia.

Ao fim da campanha, mais de cinco milhões de americanos usavam Fuelbands.

 ·         McDonald

O monopoly é o jogo da Hasbro, que aqui no Brasil é mais conhecido por sua versão feita pela Estrela: Banco Imobiliário.

O jogo lançado pelo McDonalds era o seguinte: a medida que produtos da rede de Fast Food eram comprados, você ganhava tickets do monopoly. Tal como no jogo, não bastava você raspar e encontrar um prêmio para ganhar, era necessário ter várias cartas desse prêmio.

Então, vamos supor, caso o prêmio fosse um Ipod e a cor azul o representasse, você precisava encontrar 3 cartas azuis para ganhar o prêmio.

Ao fim de um ano trabalhando desta maneira apenas nos Estados Unidos, as vendas do McDonalds aumentaram em 5,6%.

 ·         Coca-Cola

A Coca-Cola é mundialmente conhecida pela qualidade e inovação em seu marketing. Uma experiência muito interessante, não só de gamificação, mas como de utilização da primeira e segunda tela, foi feita em Hong Kong.

Eles lançaram um app grátis de celular que percebia movimentação. Se você mexesse ele rapidamente, o sensor captava os movimentos. O jogo era o seguinte: sempre que a propaganda audiovisual da Coca passava na Tv, você deveria abrir esse app e chocalhar o celular rapidamente.

Quanto mais movimento o aplicativo marcasse, mais prêmios você ganhava. Porém sempre que a propaganda acabava, a “partida” acabava.

O jogo ficou muito famoso em Hong Kong por fazer as pessoas sentirem que, de alguma forma, estavam interagindo com o comercial da TV.

Gamification

O uso das técnicas de gamificação é um gás a mais que você pode usar em diversas estratégias de marketing, dentro da sua empresa!

Os exemplos vindos dos cases mencionados, não só ilustram uma inovadora maneira de se trabalhar estratégia de comunicação, como também os felizes resultados de engajamento de usuários que, em muitos casos, participaram de experiências dentro das marcas acompanhados de amigos e familiares.

O planejamento e a cautela devem ser as duas guias de quem vai se aventurar por esse mercado, mas preste atenção na quantidade de vantagens que você terá com esse trabalho:

Rápido Feedback: pois você recebe respostas imediatas.

Metas: Tanto a curto quanto a longo prazo, você vai poder decidir com antecedência.

A cada novo nível que o cliente chega, você sabe o quanto ele encontra-se engajado.

Colaboração: o seu universo de leads interage em parceria, se consolidando enquanto grupo.

Tangibilidade de resultados.

Competição: seus clientes vão comparar as atividades entre si e competirão por melhores resultados.

Você conhece outros casos legais de Marketing em Gamification? Manda aqui para a gente nos comentários, vamos conversar e crescer juntos!

Gamification
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