“A primeira impressão é a que fica”, você com certeza já ouviu esse ditado. A psicologia já explicou que isso é verdade e que demora muito tempo para que as pessoas mudem o julgamento que tiveram.  Por isso, é sempre bom ter um bom marketing pessoal e profissional.

Quando buscamos um novo emprego ou procuramos nos destacar no trabalho, a imagem é fundamental. As empresas buscam pessoas comprometidas e que tenham vontade de aprender, com as atitudes erradas você pode ser prejudicado.  Por isso, é importante investir no marketing pessoal, mas você sabe o que é isso?

 

O que é marketing pessoal?

Bom, primeiro vamos começar a entender o que é  marketing: a palavra marketing vem do inglês, “market” e significa “mercado”. O marketing pode ser definido como a arte de criar e explorar medidas e estratégias para gerar valor e satisfazer as necessidades do mercado/público-alvo. Ou seja, é uma série de estratégias que tem como objetivo agregar valor a determinada marca ou produto, para atribuir um maior valor para um determinado público.

No caso do marketing pessoal, as pessoas são o “produto”. Pode-se dizer que o marketing pessoal é uma estratégia, que aplicada de maneira correta e planejada irá fazer com que você atribua um maior valor à sua imagem pessoal. Não se trata apenas de autopromoção, nessa estratégia é preciso desenvolver competências e possibilidades que irão fazer com que as pessoas e empresas vejam você de uma forma mais positiva.

 

Inspire-se

Analise os grandes líderes e empreendedores do mundo, todos eles romperam com o senso comum e superaram a mentalidade atual. Todos fizeram algo que foi divulgado para demais pessoas, e se tornaram conhecidas por conta disso. Então, comece a pensar como eles, mas não tenha pressa. Procure pessoas que possam servir de referencia e que possam te inspirar.

Para manter-se no mercado de trabalho é preciso cuidar da imagem profissional e assim construir uma carreira de sucesso.  Uma boa opção para quem procura começar a se preocupar com a imagem pessoal é desenvolver mais empatia, criatividade e colaboração. Você precisa ser notado de maneira sútil, não seja invasivo ou prepotente, esse é um dos desafios, talvez o maior, do marketing pessoal.

DICA: Tenha também um cartão de visita, esse material é essencial para quem procura uma comunicação pessoal melhor. O cartão de visita facilita a comunicação e faz com que suas informações (como e-mail, telefone e redes sociais) possam ser guardadas e acessadas com facilidade.

 

O mercado pede: desenvolva habilidades

Ser uma pessoa que exerce liderança é fundamental no meio empresarial e mostra um bom desempenho interpessoal. Funcionários que conseguem inspirar os demais acabam gerando mais produtividade e confiança, tanto na equipe quanto por parte dos empregadores. Os que têm a capacidade de resolver problemas são reconhecidos no mercado, pois muitas vezes, são medidos pela quantidade de problemas que conseguem resolver. Destacando-se dentro do quadro de funcionários.

Pensar em uma estratégia de marketing pessoal exige tempo e disposição para que você possa se organizar e pensar no que é bom e no que pode melhorar, e explorar isso em você. Por isso, analise todas as possibilidades e arrisque, faça com que você seja bem visto no mercado e tenha destaque na vida profissional. Desenvolva novas habilidades e aprimore as que já possui, com certeza você só tem a ganhar cuidando de si mesmo!

A Importância do Marketing Pessoal no mercado de trabalho
4.4 (88.57%) 7 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *