O que você pode aprender com os desenhos de uma criança?

Você já pensou que o desenho que uma criança faz, pode vir a influenciar o seu trabalho ao fazer um cartão de visita?

Quando vemos o desenho de uma criança logo pensamos no significado daquela arte, em que estava pensando na hora de criar. Em uma primeira olhada parece algo estranho e de outro mundo, mas esses desenhos são muito mais representativos do que você imagina e podemos aprender muito com eles!

Muitos artistas se inspiraram nos desenhos de crianças para criar suas artes, como por exemplo, o pintor Picasso após conviver mais com os filhos pequenos, deixou os trabalhos mais leves e livres de convenções. O artista Joan Miró observava os desenhos das filhas e assim começou a se interessar mais pela recuperação da exuberância imaginativa da criança, representando isso nas obras.

Quando uma criança desenha ela está fazendo de forma inconsciente, não tem a preocupação dos que os outros irão pensar, é uma forma de expressão criativa que atraem os pequenos, pela facilidade no manuseio das ferramentas, e a possibilidade de relacionar as cores.

Listamos cinco dicas de como observar esses desenhos de forma diferente, vendo o que é importante para a criação de um trabalho de designer:

Criatividade

A criatividade de uma criança é surpreendente, todas as formas que desenham, todas os traços que fazem, os rabiscos que desenvolvem tem uma expressão, representam alguma coisa para elas. Um designer precisa de muita criatividade para fazer as artes, então desenvolva todo o talento que possui na hora da criação.

Inventividade

Toda vez que uma criança pega um papel para desenhar ela não sabe o que vai fazer, simplesmente começa a rabiscar, faz isso de uma forma inconsciente, e não se preocupa com o que os outros vão pensar. Na área de design não é diferente, a imaginação faz toda a diferença, então deixe-a fluir livremente.

Sempre colocar mais um detalhe

Nos desenhos das crianças há sempre vários elementos, que parecem sem sentido para uma pessoa adulta, mas  muitas vezes ao terminar, os pequeninos olham o desenho e decidem fazer mais algum detalhe. É assim também quando se cria uma arte, pois depois de terminada é importante analisá-la para ver se está faltando algum item ou  se há algo que possa ser melhorado.

Dar à imagem uma história

Quando se pergunta a uma criança o que representa o desenho ela falará tudo que imaginou, mesmo que para quem está vendo não pareça, ela cria uma história com todos os elementos, os interliga para fazerem sentido. Faça isso também nas artes que irá criar, junte os elementos para que façam sentido quando olharem o que produziu, sem que precise contar toda a história dentro dele.

Se divertir trabalhando

A criança faz o desenho por prazer, sem nenhum compromisso, pelo simples fato de gostar de rabiscar. Então tenha prazer com o que faz e se sinta realizado por fazer aquilo que gosta!

 

Agora que você já sabe como se inspirar nos desenhos das crianças e conhece algumas técnicas que podem ajudar na hora de criar a arte, é hora de procurar uma criança (pode ser filho, sobrinho, vizinho) ver seus desenhos e se motivar a começar!

 

O que você pode aprender com os desenhos de uma criança?
5 (100%) 4 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *