A história da publicidade sempre se acoplou à história da arte. Alguns historiadores chegam a creditar à Johann Sebastian Bach um dos primeiros jingles, criado para uma cervejaria. Por isso, o blog da Gráfica Cores te convida para avaliar algumas peças onde publicitários e artistas trabalharam juntos para promover uma marca.

Para começar, analise o estilo de algumas peças do fim do século XIX começo de XX, algumas marca, tal como a Coca-Cola continuam fortes no mercado, veja só.

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Agora, vamos ver algo mais atual: Materiais publicitários que citam pintores famosos. Veja alguns exemplos:

Samsung, citando Van Gogh.

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Volkswagen, citando Salvador Dali.

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Pizza Hut, citando Leonardo Da Vinci.

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Mazda, citando Picasso.

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Lego, citando MC Escher.

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Allianz, citando René Magritte.

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Agora vamos passar para outro tópico de diálogo entre arte e publicidade: Grandes artistas criando materiais para publicidade. Vamos começar por alguns jingles feitos por grandes nomes da pop music americana:

Gary Numan, para o refrigerante 7UP.

 

Debbie Harry, para a marca  de roupas Murjani

 

The Monkees cantando para a marca de sucos em pó Kool Aids.

 

Como vocês devem ter percebido, nomes da música pop produziram jingles para marcas populares, predominância de marcas de refrigerante, roupas do dia a dia e até mesmo sucos em pó.

Já para marcas mais exclusivas e caras, existe uma predominância de outro tipo de parceria entre artistas e publicitários: Aqui, as equipes de marketing costumam chamar diretores premiadíssimos para dirigir suas propagandas. Nesse gênero, temos marcas de roupa caras, perfumes, carros e bebidas alcoólicas. Dê uma olhada  em algumas das mais famosas.

Martin Scorsese, para a Chanel.

 

Federico Fellini, para a bebida Campari.

Wes Anderson, para a cerveja Stella Artois.

 

David Lynch, para o videogame PlayStation 2.

 

Darren Aronofsky, para marca de roupas Yves Saint Laurent.

 

Sergio Leone, no lançamento de Renault 18 Diesel.

 

Joe Wright, para a Chanel.

 

Michael Bay, para a Victoria’s Secret.

 

Ridley Scott, em um dos mais famosos comerciais de todos os tempos, para a Apple Computers.

 

Baz Luhrmann, para a Chanel

Publicidade e a Arte
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