O uso de cartões de visita com PVC Transparente para a troca de contatos profissionais tem sido cada vez mais comum. Não é para menos, já que o material, com visual diferenciado, proporciona uma experiência exclusiva para quem está recebendo, além de ser mais durável, fazendo com que o produto tenha um tempo útil maior.

O plástico PVC tem inúmeras aplicações, de brinquedos e embalagens a materiais de construção e decoração e, claro, passando pela produção gráfica! Para produtos gráficos, os tipos mais utilizados são o PVC Branco e o PVC Transparente.

O PVC Branco é impresso como uma folha de papel normal. Tem essa cor característica e é indicado para a produção de placas de sinalização, carteirinhas, crachás e cardápios.

Já o PVC Transparente, que proporciona uma aparência visual bastante atrativa e que foge do tradicional, é mais indicado como uma opção de diferenciação para cartões de visita, embora também possa ser utilizado em outros produtos.

Para que seu material gráfico com PVC Transparente tenha um resultado perfeito é preciso conhecer alguns detalhes específicos deste tipo de impressão. Com essas dicas, você vai produzir a arte gráfica corretamente e utilizar a seu favor a transparência do PVC! Vamos lá:

 

Cartão de visita PVC Transparente: transparência em todos os detalhes!

O processo de produção ocorre assim como em uma folha de papel comum, a arte é impressa sobre o PVC Transparente, que mantém sua característica de transparência, sendo possível ver “através do cartão”.

Ou seja, todas as cores presentes no cartão ficam levemente translúcidas. Desta forma, em uma arte com a cor vermelha, por exemplo, o efeito visual ficará como em um vidro avermelhado – e da mesma maneira com todas as outras cores.

Cartão de Visita PVC Transparente l Gráfica Cores

Com base na arte gráfica, a única cor que ficará totalmente transparente será a cor branca, ou seja, se a sua arte apresentar partes brancas, objetos ou o fundo nessa cor, elas ficarão totalmente transparentes.

A característica principal do Cartão de Visita PVC Transparente é que ele terá o efeito translúcido (transparente) em toda a arte, sendo que quanto mais escura a tonalidade da cor utilizada, menor será o efeito de transparência.

 

Cartão PVC Transparente + Branco: Deixe a transparência apenas onde é necessário!

“Mas é possível montar um cartão transparente com algumas áreas em destaque?”

Sim! Para isso você deve escolher, no momento da compra, a opção Cartão de Visita em PVC Transparente + Branco. O material utilizado também será o PVC Transparente, mas será aplicado um calço branco nas áreas que não ficarão totalmente transparentes.    

Para produzir um cartão de visita com este material, é necessário enviar uma máscara (outro arquivo diferente do arquivo com a arte gráfica) indicando os locais que NÃO ficarão transparentes.

Esta máscara é parecida com a máscara de verniz localizado, com uma única diferença: devem ser enviadas na cor preta (C:0 M:0 Y:0  K:100) todas as áreas que NÃO ficarão transparentes. Veja o exemplo abaixo, em que temos o produto final impresso e a máscara:

PVC Transparente + Branco l Gráfica Cores

 

Observe que elementos, como o nome da vidraçaria, o martelo e o fundo em vermelho foram indicados na máscara do PVC e ficaram, apesar de levemente transparentes, em destaque no produto final. Apenas o fundo na cor branca ficou totalmente transparente.

A cor da fonte utilizada para o endereço e telefone foi preta, e por isso também não apresentam um grau elevado de transparência. Lembre-se que quanto mais escuro o tom de cor, menor a transparência. Agora, se fosse utilizada uma cor com tons mais claros, os contatos e endereço também ficariam transparentes, pois não foram marcados na máscara.

Impressão de branco na opção PVC Transparente + Branco

O fato é que a cor branca sempre ficará totalmente transparente quando for utilizada neste material.

Para que a cor branca apareça no seu cartão de visita em PVC Transparente + Branco, esta área também deve ser indicada na máscara de PVC.

Produto Final e Máscara PVC Transparente Branco l Gráfica Cores

No exemplo acima, a cor utilizada para o endereço e os contatos foi o branco, e esses dados desta vez foram indicados na máscara de PVC. Assim, com a aplicação do calço branco, essas áreas ficam menos transparentes. Já outros elementos, como o martelo e o fundo em vermelho não constam na máscara e ficaram com o efeito de transparência. 

Perceba que a arte é a mesma e apenas foi alterada a cor da fonte para mostrar a impressão da cor branca. Mas as mudanças significativas ocorreram realmente entre a primeira e a segunda máscara de PVC, entregando produtos finais com transparência em elementos diferentes da arte.  

Compare as imagens e veja o incrível potencial deste material!

Com essas dicas você pode criar as mais variadas artes em PVC Transparente ou PVC Transparente + Branco, usando sua criatividade para explorar tudo o que esse material pode oferecer!

Leia também: descubra como ser mais criativo em 5 passos

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com nossa Central de Atendimento. Estamos à disposição por telefone, Facebook ou mensagens diretamente pelo site.

E na hora de imprimir seus materiais gráficos, conte sempre com a Gráfica Cores! 😉

PVC Transparente: um novo visual para seu cartão de visita!
5 (100%) 9 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *