Hoje o blog vai ter trazer maneiras de enfrentar o maior monstro existente na vida de uma pessoa na área da comunicação: As alterações do cliente! Pegue sua munição e veja as nossas dicas táticas de como sobreviver em meio a tanto “AUMENTA ESSA LOGO!”.

A transação feita entre um artista publicitário e seu cliente não é uma transação simples. O seu produto não é uma lata de leite condensado que o sujeito vai escolher em vinte segundos, pegar pagar e levar para casa. Essa é uma transação conturbada por vezes, com muitas alterações e revisões. Isso acontece porque o seu cliente quer o melhor trabalho de você!

Antes, vamos descontrair um pouco, veja esse vídeo sobre as alterações do cliente, para você se acalmar a próxima vez que a arte de um cartão de visita voltar.

Estipule datas limites para revisão

Deixe claro o que entra no acordo, e o que precisa ser visto por fora. Ou seja, faz parte do pacote assinado pelo cliente um número certo de reuniões e revisões. Qualquer coisa fora disso, será cobrada a parte.

Prepare-se para enfrentar objeções

Por outro lado, você não pode chegar no seu cliente com treze pedras na mão! Você precisa estar pronto para enfrentar objeções e não se ofender por isso. O cliente não reclama por falta de confiança em seu trabalho. Ele reclama justamente por acreditar em seu potencial, e sabe que pode tirar mais da parceria com você.

Saiba o que o seu cliente quer

Saiba com quem está falando e absorva o máximo de informações no briefing! Se você não entende o que seu cliente quer, com certeza ele vai alterar muito. Lembre-se, seu cliente não é um designer com formação igual a você. Talvez ele precise de ajuda em explicar o que quer. Essa ajuda precisa vir de você!

Use a imaginação

Ser imaginativo é a melhor ferramenta que você dispõe para facilitar o dialogo. E lembre-se: tudo o que fizer, faça duas ou mais versão. Isso é importante para o cliente e importante para você também, em se re-imaginar a cada nova versão.

Trabalhando para Clientes Indecisos
5 (100%) 7 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *