O folder, material gráfico muito comum em ações de publicidade, se caracteriza pela presença de dobras (horizontal ou vertical), o que gera um material com capa, contracapa e espaço interior para informações de texto, imagens e gráficos.
Por ser utilizado em praticamente todas as áreas empresariais e comerciais, o segredo para dar mais destaque ao seu folder e transformá-lo em algo exclusivo e original é a arte gráfica, o material utilizado e o acabamento escolhido! É de extrema importância combinar todos esses elementos perfeitamente para atingir o sucesso de sua ação promocional.
Por que o tipo de papel é tão relevante para criar um folder?
Por meio dos materiais gráficos, sempre se tenta passar uma ideia, uma mensagem única e impactante, portanto a escolha do tipo de papel, cores, fontes utilizadas e todo o conjunto da arte gráfica também dizem muito sobre a marca.
Analisando um impresso, podemos descobrir se a empresa é confiável, se tem preocupação com o meio ambiente, ou até mesmo se aquela marca combina com o nosso estilo de vida. Os papéis podem transmitir segurança ou sofisticação, tudo depende da textura, brilho e peso.
Então vamos te dar algumas dicas sobre os materiais indicados e exemplos de onde são mais utilizados. Neste post você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer um folder usando a escolha do papel como mais um recurso para deixar a sua marca em evidência!
–
Leia também: 7 dicas de como fazer o folder perfeito para o seu negócio
–
Folder em reciclato 240g
Por ser elaborado a partir da mescla de papéis novos e papéis reaproveitados, o reciclato demonstra preocupação com sustentabilidade e uso consciente dos materiais gráficos.
O reciclato de 240g pode ser personalizado com furos, receber corte especial e cobertura de laminação fosca. São esses acabamentos que fazem toda a diferença ao criar um folder. Um corte especial, por exemplo, dá muito mais destaque ao seu impresso e chama mais a atenção do que os outros que seguem o padrão retangular.
O folder em reciclato é utilizado com frequência em:
– Serviços de delivery: estabelecimentos que comercializam lanches, pizzas, bebidas e outros produtos entregues em casa precisam de materiais simples e baratos para serem distribuídos ao cliente quando entregarem o pedido. Em geral, esse folder contém informações sobre preços, promoções e sabores dos pratos.
– Terceiro setor e empresas com responsabilidade socioambiental: reforça a imagem da instituição em relação à sustentabilidade. O conteúdo do folder utilizado pelas ONGs pode variar entre pedidos de doações, material institucional sobre projetos ambientais e informações sobre o serviço prestado. Já as empresas com responsabilidade ambiental os utilizam em todos os materiais publicitários, reforçando a imagem ecofriendly.
–
Folder em couchê
O papel favorito para a maioria dos materiais impressos é o couchê. Ele tem diferentes gramaturas, possui uma textura lisa e, devido à sua resistência, permite aplicação de coberturas e acabamentos variados, ampliando as opções de personalização.
A cobertura mais utilizada nos folders é a Verniz Frente e Verso, que proporciona um brilho extra ao papel, e a Laminação Fosca, que faz justamente o contrário: deixa o material com visual fosco e opaco, transmitindo um aspecto de sofisticação.
–
Leia também: Conheça todas as coberturas da Gráfica Cores
–
Couchê 170g
O couchê nessa gramatura intermediária é mais resistente e passa uma imagem de seriedade. É indicado para ações de distribuição mais focadas, com um público-alvo bem definido.
E, por ser mais elaborado, o folder de couchê 170g geralmente está presente em:
– Consultórios e salas de espera: é muito comum encontrar folders informativos sobre remédios, tratamentos e doenças nas mesinhas desses ambientes.
– Museus e galerias de arte: o folder tem o espaço necessário para fazer uma minibiografia sobre um artista, detalhar os conceitos das exposições e mostrar imagens de algumas obras de arte, por exemplo. Além disso, as cores, nessas gramaturas, ficam mais vivas e proporcionam uma observação melhor dos trabalhos.
–
Couchê 250 e 300g
São as gramaturas mais altas do couchê e por isso as mais duráveis e com textura singular. O papel é mais rígido, mas ainda consegue manter o toque suave, sem contar que é possível aplicar uma grande variedade de acabamentos opcionais, como furos de 5mm e 3mm e serrilhas, ampliando as possibilidades de personalização.
Popular em:
– Lojas de decoração e iluminação: a rigidez dessas gramaturas transmite confiança e profissionalismo. Dificilmente você verá um folder de papel couchê 300g sendo distribuído nas ruas ou nos semáforos, já que esse material geralmente é entregue em mãos para clientes específicos.
– Operadoras de turismo: por causa da rigidez e da longa durabilidade, esse folder é perfeito para a impressão de mapas e guias de turismo! Esses materiais são consultados com frequência durante viagens e precisam de um papel que possa resistir ao manuseio constante.
–
Folder em supremo 300g
A aparência levemente fosca (se comparada ao couchê) é uma das grandes diferenças do supremo! Essa característica combinada com a rigidez da gramatura 300g faz com que o supremo seja um material elegante e requintado!
Além do mais, aqui na Gráfica Cores, o papel supremo possui a frente lisa e tem uma textura levemente porosa no verso, que possibilita anotar informações escritas à mão.
Muito utilizado por:
– Planos de saúde e instituições de ensino: esse tipo de folder apresenta a empresa para o cliente e consegue oferecer serviços utilizando maiores quantidades de informações. É muito comum que o verso contenha uma área destinada ao preenchimento de orçamento.
– Arquitetos e engenheiros: esses profissionais precisam de muitas imagens de projetos e de plantas baixas. O papel supremo transmite uma sensação de segurança por causa da rigidez da gramatura 300g, e anotações personalizadas para os clientes podem ser feitas com facilidade.
–
Folders Metalizados
E por fim, há as opções de papéis metalizados: metal premium e supremo metalizado. A gramatura geralmente é bem alta (300g) para que a aplicação das máscaras não danifique o papel.
O efeito metalizado é ótimo para divulgar produtos e serviços com elegância e sofisticação, já que seu brilho captura facilmente o olhar e o interesse das pessoas.
Pode ser encontrado na divulgação de:
– Shows de rock e lojas de instrumentos musicais: já que o efeito pode ser aplicado em lugares específicos da arte gráfica, é possível chamar a atenção do cliente para instrumentos e nomes de bandas.
– Funilarias, lojas de joias e relógios: são estabelecimentos comerciais que trabalham com metais e precisam de um material gráfico que reproduza o metalizado para os clientes.
Viu só como os papéis podem dizer para quem e com qual objetivo o folder foi criado? É comum focarmos na arte gráfica e no conteúdo do material gráfico, mas não podemos deixar de lado as impressões que cada tipo de material transmite. Lembre-se de que o segredo do sucesso é harmonizar todos os elementos que você tem ao seu alcance!
Visite o nosso site e aproveite os vários tipos de papéis que a Gráfica Cores coloca à sua disposição para que você crie o folder ideal para seu negócio ou para seu cliente. Não deixe de aproveitar as diversas coberturas e acabamentos opcionais a seu favor e coloque a sua criatividade para trabalhar agora mesmo!